O QUE É VALUE INVESTING: Guia ABSOLUTO

Tempo de leitura: 15 minutos

Veja O QUE É VALUE INVESTING, significado, como funciona, rentabilidade e muito mais.

Que tal investir em um negócio com preço menor do que ele realmente vale?

Interessante, né? Essa é a ideia principal do value investing.

Hoje em dia existem várias formas e maneiras de se investir, cabe a cada investidor analisar qual delas é a melhor, tendo em vista os seus objetivos individuais.

Olhe também: Como investir em Dividendos passo a passo

Independente do método a ser utilizado na hora de investir, é necessário que sempre seja feito um diagnóstico do negócio para identificar a real capacidade daquele empreendimento crescer e com isso gerar valor.

Entenda neste artigo O que é value investing, caso você esteja pensando em investir e não sabe qual estratégia usar, talvez essa seja a melhor maneira para você.

Aqui você descobrirá também qual é a diferença entre investimento e especulação, a definição de investidor em valor, porque o Value Investing não é popular, margem de segurança, os grandes investidores de valor, a fórmula mágica de Joel Greenblatt, principais métricas e livros sobre value investing.

Já ficou interessado no assunto? Então vamos lá!

A diferença entre investimento e especulação

O que e value investing significado
O que e value investing significado

Antes de falarmos das diferenças entre investimento e especulação, iremos dá a definição de cada uma delas.

Investir é a ação de operar capital em instrumentos financeiros, tendo a intenção de obter deles vantagem econômica direta, através da participação dos lucros como, por exemplo, dividendos.

Especular é a ação de operar capital em instrumentos na expectativa de vendê-los a um terceiro com um lucro.

As aplicações financeiras aqui têm como foco as flutuações de preço, o que geralmente acontece com frequência nas Bolsas de Valores.

O objetivo maior do especulador é conseguir vantagem através da diferença de preço da compra e venda.

Entendido o que é cada uma, vamos às suas diferenças. Seguem abaixo:

  • O investidor de valor objetiva a comprar de ações com o fim de usá-las, porém o especulador busca a compra de ações na intenção de vendê-las;
  • O prazo para a operação do investidor é longo, com seu cálculo em anos. O especulador opera em prazos de curto tempo de duração, calculado em dias ou semanas;
  • No investimento é feita a compra de uma ação com o objetivo de continuar por muito tempo com ela. Seus lucros são basicamente os dividendos possibilitados pela ação;

Para a especulação é realizada a compra da ação com a intenção de vendê-la em pouco tempo, se beneficiando da valorização na cotação;

  • Investir tem como principal aspecto analisar, aplicar, manter ou retirar o capital, através do valor identificado nas empresas do mercado, seja no presente ou futuro esperado, sendo o valor é um ponto secundário;

No entanto, em especular o preço consensual do momento entre os envolvidos no mercado, é o fator fundamental, senão o principal para analisar, aplicar, manter ou retirar o capital;

  • Para o investimento é feito o cálculodo valor da ação fundamentado no valor dos empreendimentos subjacentes a ela relacionados. Na especulação é realizada a aposta que a ação irá subir de preço, pois uma pessoa pagará ainda mais nela;
  • Investidores presumem o preço do mercado, através de um modelo de valor definido, porém os especuladores sustentam seus modelos de valor definido no preço do mercado;
  • A especulação atua em qualquer tamanho de organização, sem a pretensão de torna-se sócio. O investimento opera em organização que possua bom fundamento econômico como, por exemplo, small caps, startups ou blue chips.

Apesar de algumas pessoas se confundirem com relação a elas, as definições e características de cada uma são bem particulares e inversas entre si.

O que é ser um investidor em valor?

O que e value investing investimento
O que e value investing investimento

O investidor em valor ou value investors, são investidores que adotam a técnica de investimento value investing. Essas pessoas buscam frequentemente por ações no mercado que imaginam estarem com o preço abaixo do que realmente valem.

Leia  Como montar uma carteira de investimentos

Esses indivíduos confiam que a economia sofre por diversas alterações, podendo elas ser positivas ou negativas, devido a isso o preço passa por modificações, onde nem sempre define o verdadeiro valor do negócio ao seu longo prazo.

Situações de oscilação quando apresentam o valor da ação menor ao que vale, geram oportunidade aos compradores.

O value investors tem como tática aumentar a capacidade do negócio de oferecer bons resultados e diminuir os riscos.

Para o investidor em valor seu principal objetivo ao analisar uma organização é verificá-la por inteira, mesmo não comprando toda a empresa ele precisa ter a segurança da qualidade do negócio, de modo que entenda se valerá apena.

O interesse maior do value investors nesse método é obter ações das organizações na intenção de virarem sócios e participarem dos dividendos.

Segundo Graham criador da análise e princípios fundamentalistas, o value investors precisa verificar algumas situações como:

  • A ação de uma empresa indica a realidade do seu negócio. Se este não foi bem, a sua ação também não estará bem e vice-versa;
  • Mesmo que um investimento chame a atenção e demonstre ser atraente, o investidor jamais deve comprar uma ação a um valor muito acima;
  • O talentoso value investors precisa saber vender para o otimista e também comprar do pessimista, resumindo ele precisa escolher bem a oportunidade correta.

Por que o Value Investing não é popular?

O que e value investing como funciona
O que e value investing como funciona

 Talvez você esteja se perguntando: se o value investing é essa “maravilha” toda, porque eu nunca ouvir falar disso?

E a resposta para isso é: para usar o investimento em valor é necessário ter paciência, esforço, disciplina e bom entendimento.

O problema é que na maioria das vezes as pessoas procuram pelos meios mais rápidos e fáceis.

Olhe também: Como investir em Dividendos passo a passo

Se agilidade e facilidade são o que você busca, então o value investing provavelmente não é a melhor opção para você. Entretanto, se você deseja entrar em algo com resultados em longo prazo e com riscos minimizados, aplique o investimento em valor.

O value investing é para todos, porém nem todos são para o value investing.

Normalmente as técnicas usadas pelos investidores envolvem mais apostas baseadas na sorte, do que usar meios mais confiáveis para o sucesso das suas ações.

O que é value investing

O que e value investing conceito
O que e value investing conceito aplicado

Quem não deseja realizar seus objetivos ou conseguir liberdade financeira?

O investimento realizado da forma correta pode realizar esse sonho!

Muitos especialistas na área indicam o investimento em valor, como a maneira mais sensata para se investir.

Se você ainda não entendeu o que é value investing, vamos agora a sua definição?

O value investing (ou investimento em valor) é uma técnica usada por investidores, onde as ações que eles escolhem para efetuar a compra têm o seu custo abaixo do valor real (valor intrínseco).

Para realizar essa estratégia é necessário que o negócio seja avaliado com o propósito de identificar as vantagens que este pode proporcionar no longo prazo.

O investimento em valor de certa forma pode dá uma margem de segurança.

Benjamin Graham é considerado o criador do investimento em valor e da análise fundamentalista, surgindo no ano de 1934, onde escreveu o primeiro livro chamado de “Security Analysis”.

Na análise fundamentalista o investidor verifica a questão financeira e operacional do negócio, de modo a entender se a compra de tal ação é viável ou não.

Engana-se quem pensa que esse método é muito complexo e suas regras são rígidas!

Em vez de regras, o value investing possui alguns princípios que indicam as melhores ações e também as piores na qual você deve se manter longe.

Dentre os vários princípios da filosofia de Graham podemos destacar quatro, sendo eles:

  1. Tenha a perspectiva do dono da empresa ao verificar um negócio;
  2. Perceba que o mercado pode ser ilógico;
  3. Descubra o valor real do negócio;
  4. Possua uma margem de segurança.
Leia  O que é carteira de investimentos?

O value investors jamais vai pela “cabeça dos outros”, ele não adquire as ações que estão em destaque de venda, pois todo mundo está comprando, por isso elas são vendidas a alto preço. Este verifica apenas a possibilidade de compra no caso do valor delas vim a cair.

Sabendo que essa estratégia é em longo prazo o investidor precisa ter calma e tranquilidade, pois em algumas situações o mesmo precisa ter que aguardar anos para conseguir receber o resultado da aplicação deste.

Margem de segurança

O que e value investing segurança
O que e value investing segurança

Você já entendeu o que é value investing? Então, agora vamos falar sobre margem de segurança!

Quando você dirige em uma pista esburacada, você presta mais atenção e diminui a velocidade?

Ao fazer um passeio de barco, porém não sabendo nada, você procura utilizar um colete salva-vidas?

Se a sua resposta foi sim, você já está empregando a margem de segurança na sua vida.

Para Graham a margem de segurança é fundamental no seu princípio sobre investimento.

Margem de segurança é o grau de proteção que o investidor perspicaz deve procurar nos seus investimentos.

Se você decide comprar uma ação, o lógico é procurar por aquela que tem a possibilidade de subir o preço no futuro. Se não for pelo fato de calcular errado ou um ter uma grande má sorte, a sua escolha te dará uma margem de segurança.

A ausência dessa margem pode levar o investidor a grandes prejuízos. Vários negócios já “fecharam as suas portas”, justamente por não aplicarem a margem de segurança.

O investidor em valor não aceita uma margem razoável, mas uma grande margem que minimizará os riscos de erro na sua decisão. Seu principal objetivo é assegurar seu patrimônio antes de querer aumentá-lo.

Benjamin Graham considerou importante ter a margem de segurança nos investimentos para conseguir alcançar os melhores resultados e diminuir suas desvantagens.

O princípio dessa margem pode ser usado tanto nos investimentos, quanto em qualquer área da sua vida pessoal!

Grandes investidores de valor

O que e value investing como investir
O que e value investing como investir

No value investing existem grandes personagens de sucesso com opiniões e pensamentos inspiradores que ajudam outros investidores a entenderem melhor o conceito da técnica e como aplicá-la.

Benjamin Graham

Nascido no ano de 1894, foi o iniciador do método investimento em valor, expandiu a ideia de adquirir ações a um preço abaixo do seu valor real com o propósito de minimizar os riscos.

Incentivou a reflexão de que as aplicações geralmente são vendidas a um valor que não corresponde o seu preço verdadeiro.

Escreveu dois livros o “Security Analysis” e “The intelligent Investor”, foram considerados muito importantes, pois possuíam como tema central a análise fundamentalista e value investing.

Inspirou grandes investidores como o Warren Buffett, este por sua vez o teve como guia por vários anos.

Warren Buffett

Nascido em Omaha, cidade de Nebraska, no ano de 1930, foi considerado como o investidor mais bem sucedido e uma das pessoas mais ricas do mundo, também colaborou com Graham, sendo primeiramente seu aluno e depois funcionário.

Ele analisava a compra das ações com o olhar de quem vai comprar toda uma empresa.

O primeiro investimento de Buffett foi aos 14 anos, chegando a ser milionário aos 30 anos.

No ano de 1962, Warren Buffett começou a comprar ações da Berkshire Hathaway.

Passado o tempo, no ano de 1965, ele possuía um grande número de ações que foram suficientes para administrar a companhia.

Seth Klarman

É um investidor americano, seu objetivo é pesquisar investimentos que geralmente outras pessoas não querem.

Ele obtém ações que não possuem destaque e encontram-se abaixo do seu valor real, sempre mantenho uma margem de segurança e recebendo um retorno positivo quando elas elevam seus valores.

Ele é um bilionário com sua riqueza estimada em 1,55 bilhões de dólares.

Luiz Barsi

Nasceu no ano de 1939, entrou no mercado financeiro com o propósito de formar uma carteira previdenciária, onde pudesse ter um retorno que o possibilitasse pagar seus gastos e conseguir uma vida tranquila financeiramente.

Leia  COMO INVESTIR EM DIVIDENDOS PASSO A PASSO

Tornou-se um dos maiores investidores do Brasil a usar a estratégia value investing.

Como todo value investors Barsi também teve paciência, iniciou seus investimentos há cerca de cinquenta anos.

O foco do seu investimento são as empresas com baixo preço no mercado que possibilitam um bom retorno futuro, com resultados em longo prazo.

A fórmula mágica de Joel Greenblatt

O que e value investing segredos
O que e value investing segredos

Joel Greenblatt é administrador de uma empresa de investimentos (Gotham Funds) com sede em Nova Iorque, Estados Unidos. Além disso, é professor e possui best-sellers de investimentos.

Greenblatt é um dos personagens atuais do investimento em valor.

A “fórmula mágica” criada por Joel Greenblatt, foi explicada através do livro com título The little book that beats the market (O pequeno livro que bate o mercado).

O livro tem o propósito de ensinar a investir em ações de maneira fácil e simples.

A fórmula é uma tática para investir em longo prazo, de modo que os investidores possam comprar empresas com valor acima da média, porém somente quando estiverem com preços menores que a média.

Para verificar as melhores empresas conforme a fórmula de Greenblatt, é necessário calcular o retorno sobre o patrimônio líquido e o índice preço e lucro.

As ações que obtiverem o menor índice preço e lucro e o maior retorno sobre o patrimônio líquido serão as mais favoráveis.

Se você deseja entender a aplicação da fórmula mais afundo, indicamos a leitura completa do livro!

As principais métricas Value Investing

O que e value investing métricas
O que e value investing métricas

Dentre as diversas métricas que o value investing, escolhemos as principais para considerar na verificação mais detalhada das empresa. São elas:

  • Índice preço/lucro (P/L): é a comparação entre o valor da ação dividido pelo lucro por ação. Para o value investing quanto menor for a relação entre preço e lucro da ação, melhor será a expectativa de crescimento em longo prazo.
  • Preço/Valor Patrimonial (P/VP): essa comparação indica o valor da ação dividido pelo valor patrimonial da ação. Quanto maior for o resultado, maior será o grau especulativo da empresa.
  • Dividend Yield: essa métrica é levada consideração no investimento em valor, indica o retorno da ação dividido pela cotação da mesma.
  • Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RPL): aponta o quanto a ação de determinada empresa é rentável, quando comparada com o lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido da mesma. Quanto maior a porcentagem, melhor é a questão financeira da empresa.
  • Divida bruta/Patrimônio Líquido: quanto menor for a comparação entre a dívida bruta total e o patrimônio líquido, melhor será para o investidor.

Livros de value investing

O que e value investing livros
O que e value investing livros

Neste artigo buscamos apresentar um pouco sobre o que é value investing e alguns assuntos relacionados a ele, agora vamos te indicar os value investing livros.

Para entender ainda mais da estratégia, listamos abaixo alguns livros:

  • The Intelligent Investor – Benjamin Graham;
  • Security Analysis – Benjamin Graham e David L. Dodd;
  • Common Stocks and Uncommon Profits – Philip Fisher;
  • Margin of Safety – Seth Klarman;
  • Competitive Strategy – Michael Porter;
  • Valuation – McKinsey;
  • The General Theory of Employment, Interest, and Money – Keynes;
  • The Essays – Warren Buffett;
  • O Poder de Pensar Fora da Caixa – William Thorndike Jr;
  • The Clash of the Cultures – John Bogle.

Então é isso, espero que tenham gostado da nossa lista de livros value investing, deixe sua opinião nos comentários sobre o que achou desse assunto e compartilhe nas redes sociais!

O QUE É VALUE INVESTING: Guia ABSOLUTO
5 (100%) 7 votes