O QUE SÃO DEBÊNTURES E COMO ELAS FUNCIONAM: GUIA ABSOLUTO

Tempo de leitura: 10 minutos

Descubra o que são debêntures e como elas funcionam e os tipos disponíveis para investimentos

De.bên.tu.re

Substantivo feminino

[ECONOMIA] Título de dívida amortizável ao portador, garantido normalmente pelos bens do ativo das empresas, passível de juros e correção monetária; obrigação ao portador.

Essa é a definição de debênture encontrada no dicionário Michaelis. E, que isso fique entre nós, é uma definição que fala muito e diz pouco, não é mesmo?

Debênture é um tipo de investimento de renda fixa, onde o investidor – aqui chamado de credor – compra um título de dívida emitido por uma empresa, emprestando dinheiro para essa empresa e recebendo em um determinado período o valor da compra corrigido com juros pré-estabelecidos pela empresa no ato da compra.

No Brasil, a circulação de debêntures ainda é pequena e relativamente tímida. Mas os especialistas da área de investimento estão cada vez mais otimistas com essa alternativa de investimento.

Neste artigo, vamos apresentar com detalhes o que são debêntures, como elas funcionam, quais são as suas vantagens e como você pode investir nesse tipo de título. Vamos lá?

O que são debêntures e como funcionam?

Debêntures são títulos de dívidas emitidos por empresas. Esses títulos possuem um período de duração, e normalmente são de médio ou longo prazo.

Quando um investidor compra uma debênture, ele se torna um credor da empresa. Isso significa que a empresa deve dinheiro para o dono do título.

As debêntures são emitidas para que uma empresa seja capaz de levantar recursos para realizar investimentos e ações necessárias para o seu funcionamento.

Como as debêntures funcionam?

Ao comprar uma debênture, o investidor realiza um empréstimo para a empresa. Ao final do período de duração da debênture, ele é remunerado com o valor da compra mais uma rentabilidade calculada a partir de taxas de juros.

A taxa de juros da debênture é determinada pela própria empresa. Algumas vezes, ela pode estar acima da praticada no mercado, atraindo o interesse dos investidores.

Por que as empresas emitem debêntures?

As empresas decidem emitir debêntures porque essa ação é mais vantajosa em termos de custo do que realizar o pagamento de um financiamento para um banco.

Os juros cobrados pelos bancos são bem mais altos do que aqueles que são oferecidos ao investidor. Para algumas empresas, essa ação acaba sendo bem mais interessante.

Quais são as características das debêntures?

As debêntures são apontadas como uma opção de investimento extremamente rentáveis e seguras. Porém, é importante conhecer outras características que a definem como um bom investimento.

As principais características das debêntures que você deve saber são:

  • Riscos: mesmo sendo uma aplicação de renda fixa, o que garante a segurança para o investidor, as debêntures possuem alguns riscos. O principal é o risco de crédito, que acontece quando uma empresa pode falir e se tornar má pagadora. Para evitar esse tipo de problema, procure conhecer o histórico da empresa e tente conversar com pessoas que realizam esse tipo de operação com a empresa que você deseja comprar um título;
  • Rentabilidade: as debêntures são conhecidas por terem uma alta rentabilidade ou uma rentabilidade mais competitiva em relação a outros tipos de investimento. Porém, isso pode variar de empresa para empresa, já que essa característica é determinada pela empresa no momento em que ela cria os títulos que serão vendidos. Vale também dizer que, quanto mais alta for a rentabilidade, maior é o risco para o investidor;
  • Condições de pagamento: outro ponto importante de se conhecer do funcionamento de uma debênture é a condição de pagamento. Normalmente, são as empresas que determinam quando e como serão feitos os pagamentos para os credores. A média para o prazo de pagamento das debêntures é de 5 anos;
  • Tributação: o investidor precisa pagar o imposto de renda pelas debêntures. As únicas isentas de imposto são as debêntures de infraestrutura. A tributação das debêntures é bem semelhante à do tesouro direto: quanto maior o prazo de vencimento, menor será a alíquota. A tributação vai de:
    • 22,5% para debêntures com prazo de até 180 dias;
    • 20% para debêntures com prazo de vencimento entre 181 e 360 dias;
    • 17,5% para debêntures com prazo de vencimento entre 361 e 720 dias;
    • 15% para debêntures com prazo de vencimento superior a 720 dias.

Quais são as vantagens de se investir em debêntures?

Como comentamos na abertura do texto, as debêntures estão ganhando força no Brasil por apresentar diferentes tipos de rentabilidade e risco, o que atrai tanto o investidor iniciante quanto o mais experiente.

Algumas vantagens do investimento em debêntures são:

  • As debêntures são investimentos de renda fixa. Isso é importantíssimo porque existe uma garantia de remuneração e do retorno do investimento;
  • Ser um credor de uma empresa é outra vantagem de ser dono de uma debênture. Ao se comprar uma ação e se tornar um acionista, o investidor pode ganhar ou perder dinheiro. Quando se torna um credor, o investidor tem a garantia de receber o valor do título, mesmo que a empresa não vá tão bem assim;
  • As debêntures também apresentam uma boa diversidade de opções de títulos. Empresas de diferentes segmentos e tamanho emitem os títulos, dando a possibilidade de pequenos, médios ou grande investidores, com diferentes níveis de experiência, optarem por um título com valor mais baixo e extremamente seguro, ou por um título mais caro, com maior rentabilidade e maior risco na hora do retorno;
  • Outra vantagem das debêntures é a possibilidade de diversificar a carteira de investimentos (leia mais sobre isso aqui) por ser um título de renda fixa, o que significa rentabilidade e segurança;
  • Finalmente, uma vantagem extremamente positiva é o elevado rendimento das debêntures. Isso acontece porque, para concorrer com outros tipos de investimentos de renda fixa e despertar o interesse dos investidores, as empresas oferecem um rendimento mais elevado e, normalmente, acima da média em comparação com outros investimentos em renda fixa.

Quais são os tipos de debêntures?

O que são debêntures e como elas funcionam
O que são debêntures e como elas funcionam

Cada empresa define um tipo de debênture levando em consideração o seu tamanho e objetivo com a arrecadação do dinheiro.

Essa informação acaba sendo importante para o investidor, que irá escolher por uma empresa que seja mais atrativa para ele e que ofereça debêntures que caibam no seu bolso e se encaixem no seu perfil enquanto investidor.

Agora vamos ver os principais tipos de debêntures disponíveis no mercado.

Debênture Simples ou não conversíveis

Esse tipo de debênture oferece à empresa uma captação simples de recursos. O levantamento de dinheiro acontece em moeda local e é menos burocrática para o investidor.

Debênture Conversíveis

Também chamada de debêntures conversíveis em ações (DCA), podem ser resgatadas como ações da empresa. Essa conversão pode ser escolhida pelo investidor na hora do resgate.

Debênture Permutáveis

As debêntures permutáveis podem ser convertidas em ações de outras empresas. Esse tipo de debênture é interessante para os investidores de renda variável e que possuem experiência no mercado de ações.

Debênture Incentivadas

As debêntures incentivas não possuem tributação do Imposto de Renda e possuem alta rentabilidade. Essas debêntures são trabalhadas por empresas de setores relevantes para o desenvolvimento econômica de uma região ou país.

As debêntures também são divididas em espécies. Isso significa que elas têm uma diferenciação quanto à garantia do pagamento para o investidor.

Debêntures com Garantia

Debentures com Garantia como elas funcionam
Debentures com Garantia como elas funcionam

Debêntures com Garantia real

Espécie de debênture garante o pagamento do título, colocando bens da empresa como garantia para a liquidação dos débitos. Debêntures com essa espécie são mais seguras.

Debêntures com Garantia flutuante

As debentures com garantia flutuante coloca o investidor como prioridade no recebimento dos débitos. Esse tipo de espécie trazem uma certa segurança, mas também pode colocar o investidor em uma enrascada. Se a empresa falir, ela poderá pagar da maneira que for mais conveniente o que deve ao investidor.

Debêntures sem Garantia

Debentures sem Garantia como elas funcionam
Debentures sem Garantia como elas funcionam

Debênture sem preferência ou quirográfica

Essa espécie de debênture coloca acionistas e os donos de debêntures no mesmo patamar de prioridade. Assim, se acontecer de a empresa falir, os dois grupos de investidores receberão ao mesmo tempo o que lhes é de direito. Esse tipo de espécie de debênture acaba não sendo 100%: caso se depare com algum problema, os investidores podem não receber ou não receber integralmente o que lhes é devido.

Debênture Subordinada

As debêntures subordinadas são as mais arriscada. Caso a empresa que o investidor comprou o título quebre, eles irão receber o que lhes é de direito só depois que os acionistas receberem a sua parte.

Mesmo sendo bem arriscada, esse é o tipo de debênture que normalmente oferece maior rentabilidade. Especialistas dão a dica de que acionistas de uma determinada empresa também comprem debêntures da empresa nessa espécie. Só por garantia…

Como investir em debêntures?

O que são debêntures e como elas funcionam
O que são debêntures e como elas funcionam

O investimento em debêntures é igualmente simples ao investimento no tesouro direto. Você deve seguir quatro passos para comprar o seu título. São eles:

  • Escolher se vai investir como pessoa física ou junto a um fundo de investimento. Algumas debêntures só são vendidas para investidores que participem de um fundo de investimento ou fundo de pensão.
  • Abrir uma conta junto à corretora de valores da sua preferência.
  • Descobrir o seu perfil como investir e estudar as diferentes opções de debêntures disponíveis no mercado.
  • Avaliar os riscos da debênture escolhida e o funcionamento da emissão e do resgate do título.

Conclusão o que são debêntures e como elas funcionam

Como você percebeu, as debêntures são opções bem interessantes para os investidores de diferentes portes.

O grande segredo é escolher a opção que mais se adeque ao seu perfil de investidor. Tenha certeza de que, assim, você será capaz de tomar uma decisão acertada e investir da melhor maneira o seu dinheiro!

O QUE SÃO DEBÊNTURES E COMO ELAS FUNCIONAM: GUIA ABSOLUTO
4.2 (84%) 5 votes